Programação
25 a 26 de novembro de 2025 | Tivoli Mofarrej São Paulo
Navegando riscos macroeconômicos e geopolíticos: como os líderes de tesouraria no Brasil podem se antecipar aos choques
Tesoureiros brasileiros enfrentam uma tempestade de incertezas, com reformas domésticas e volatilidade global, simultaneamente. No cenário interno, a tão aguardada reforma tributária está remodelando o planejamento de fluxo de caixa, estratégias de precificação e exigências de compliance – justamente quando a política monetária do Banco Central levanta dúvidas sobre o controle da inflação e o custo futuro do capital.
No plano global, o retorno de Donald Trump à Casa Branca já alterou o cenário de comércio e políticas públicas. Sua administração anunciou uma tarifa de 50% sobre importações brasileiras, atingindo desde o agronegócio até bens industriais. A medida aumenta o risco de uma espiral protecionista mais ampla, com potenciais impactos na volatilidade cambial, nos fluxos de capital e na competitividade das exportações brasileiras.
Esta sessão irá explorar como as equipes de tesouraria podem se preparar para uma volatilidade crescente – desde proteger previsões de caixa contra choques, até repensar o risco de contraparte, gerenciar exposição cambial sob pressão e navegar em dinâmicas comerciais incertas. O que será necessário para manter a agilidade quando as regras – e os riscos – mudam constantemente?
Nilton José Schneider David
Diretor de Política Monetária
Banco Central do BrasilX

Nilton José Schneider David
Diretor de Política Monetária
Banco Central do BrasilNilton José Schneider David é Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil desde 1º de janeiro de 2025. É graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e possui ampla experiência no mercado financeiro, com atuação significativa nos mercados doméstico e internacional. Sua expertise abrange gestão de equipes, operações globais, precificação, gestão de riscos e liderança estratégica em moedas, derivativos e renda fixa. Antes de assumir o cargo atual, trabalhou em instituições como Bradesco, Morgan Stanley, Canvas Capital, Citibank, Barclays e Goldman Sachs. Acumulou experiência valiosa nos mercados financeiros globais, incluindo América do Norte, Europa, América Latina e Ásia, além de ter liderado equipes em operações financeiras em diferentes jurisdições.
Como encontrar o equilíbrio certo: centralização em tesouraria X oportunidades locais
As tesourarias corporativas vêm centralizando cada vez mais as operações e as relações bancárias para promover transparência, eficiência, padronização e economia de custos. No entanto, essa estratégia pode prejudicar a experiência local, a flexibilidade e a capacidade de capitalizar oportunidades locais. Essa sessão examinará a delicada relação entre a sede e as equipes de tesouraria da região, analisando maneiras de manter o controle operacional e ao mesmo tempo aproveitar o conhecimento do mercado local, sobretudo em ambientes desafiadores e extremamente regulados como a América Latina. Os especialistas do setor compartilharão ideias sobre estruturas de tesouraria eficazes, meios para lidar com as exigências regulatórias e estratégias para obter eficiência global e agilidade local.
Jose Eduardo Boe
Treasury, credit and risk director LatAm
ElectroluxX

Jose Eduardo Boe
Treasury, credit and risk director LatAm
ElectroluxNovember 25th 2025Fernando Roccato
Treasury director
UnileverX

Fernando Roccato
Treasury director
UnileverFernando Roccato é Diretor de Tesouraria da Unilever, liderando a gestão de financiamento e liquidez em entidades da região EMEA e de cash pooling. Com vasta experiência internacional, ele desempenha um papel fundamental na definição da estratégia financeira e da resiliência da Unilever.
November 25th 2025Tatiana Ohara Suga
Regional treasury manager South America
Michelin
X

Tatiana Ohara Suga
Regional treasury manager South America
Michelin
Tatiana Ohara Suga is the South America Treasury Manager at Michelin. Graduated from UFSCar and master’s degree in Economics from IBMEC, she has over 15 years of experience. She currently works with financial strategies, regional liquidity and cash management in South America.
November 25th 2025
Intervalo
Inteligência artificial na tesouraria: comece a gerar impacto real
A IA está transformando as atividades de tesouraria, mas o sucesso não depende somente da tecnologia. Muitas equipes estão experimentando ferramentas como ChatGPT e automação básica, no entanto poucas estão aproveitando todo o potencial capaz de gerar impacto significativo.
Nessa sessão, iremos analisar o ruído e conhecer estratégias práticas para implementar a IA em operações de tesouraria, com foco na automação de câmbio, otimização de KYC e validação de dados. Veremos também, como a previsão de caixa orientada por IA pode reduzir o tempo de processamento de dias para minutos, diminuindo o trabalho manual e melhorando a precisão em longo prazo.
Contudo, a implementação da IA não se resume à eficiência, e sim à confiança. As equipes de tesouraria devem começar aos poucos, desenvolver a confiança com avanços rápidos e dimensionar as soluções de IA que melhorem os fluxos de trabalho existentes, em vez de os prejudicar. Além disso, desmistificaremos modelos de machine learning, detalhando como eles podem classificar transações, prever pagamentos atrasados e melhorar a precisão das previsões além das capacidades humanas.
Junte-se a nós para conhecer ações práticas de integração da IA à tesouraria, evitando armadilhas comuns, garantindo que sua equipe adote a tecnologia como um verdadeiro parceiro de negócios.
Damaris Sardenberg
Director finance strategy
MicrosoftX

Damaris Sardenberg
Director finance strategy
MicrosoftDamaris Sardenberg é Diretora Financeira da Microsoft, com quase duas décadas de experiência global liderando transformações financeiras em serviços bancários, de tecnologia e corporativos. Natural do Brasil, ocupou cargos de liderança no Banco Bradesco, Bank of America, Google e Arvato, trazendo uma combinação única de expertise jurídica, financeira e operacional para cada desafio. Na Microsoft, Damaris foi fundamental na modernização da experiência do cliente, do pedido ao pagamento, otimizando os fluxos de trabalho para clientes globais. Liderou uma iniciativa premiada no setor público brasileiro, projetando um modelo de financiamento compatível que preservou a receita e capacitou parceiros — reconhecido pelo Prêmio Adam Smith do Treasury Today por inovação e colaboração. Como líder, Damaris é conhecida por combinar visão estratégica com excelência operacional. Ela promove a colaboração entre as equipes de finanças, engenharia e negócios, e orienta colegas a adotar mudanças que geram valor para os negócios. Seu estilo de liderança enfatiza clareza, responsabilidade e empoderamento. Damaris estudou Direito e Sistemas de Informação na San José State University, na Califórnia. Seu trabalho exemplifica como as finanças podem impulsionar o crescimento estratégico, e ela continua a inspirar a transformação por meio de liderança ousada e colaboração multifuncional. Em seu tempo livre, ela e o marido gostam de assistir seus gêmeos jogarem futebol e também de compartilhar experiências de vida com seu filho mais velho, um calouro da faculdade.
November 25th 2025
Mesa-redonda de discussões: escolha o assunto e o aborde em detalhes com seus colegas
- Estruturas de tesouraria para necessidades comerciais em transformação: adaptação das estruturas da tesouraria em prol do crescimento
- Tesouraria em tempo real: desafios e oportunidades
- Argentina: sua tesouraria está pronta para o desafio?
- Esperando mais dos bancos: eles atendem às suas expectativas e às novas necessidades de negócios?
- Estratégias de tesouraria no agronegócio
- Mulheres na área de tesouraria: desafios e oportunidades
Almoço
Otimização do capital de giro: estratégias para o crescimento
Com as altas taxas de juros do Brasil, a inflação e a instabilidade econômica global, as empresas devem repensar o gerenciamento do capital de giro para garantir a liquidez e promover o crescimento. Nessa sessão, veremos como as empresas podem liberar o potencial oculto das contas a receber para financiar operações de forma eficiente, aproveitando as novas regulamentações que aumentam a segurança do factoring e do financiamento da cadeia de suprimentos. Mostraremos por meio de estudos de caso real como as empresas estão eliminando o financiamento de fornecedores e clientes do balanço para liberar o fluxo de caixa. Discutiremos também o papel das plataformas digitais na ampliação do financiamento para a cauda longa de fornecedores, melhorando a colaboração entre as equipes de tesouraria, vendas, compras e finanças. Além disso, examinaremos o impacto das estratégias financeiras de capital de giro e cadeia de suprimentos nos relatórios contábeis e classificações de crédito, auxiliando tesoureiros e diretores financeiros a tomar decisões fundamentadas no desafiador cenário econômico brasileiro.
Ricardo Santarelli
Diretor de tesouraria, Americas
Avery Dennison
X

Ricardo Santarelli
Diretor de tesouraria, Americas
Avery Dennison
November 25th 2025Calil Gedeon
CFO
Monkey TechX

Calil Gedeon
CFO
Monkey TechCalil Gedeon possui dupla formação em Direito e Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e é detentor da certificação CFA. Ele também estudou na Universidade de Nova York (NYU) como aluno de intercâmbio. Com vasta experiência em finanças, Calil atuou em transações de fusões e aquisições tanto como advogado quanto como analista financeiro. Atualmente, é sócio e CFO da Monkey, onde também lidera a equipe jurídica.
November 25th 2025Lindnei Carlos Seno Jr
Gerente financeiro
Scania Group
X

Lindnei Carlos Seno Jr
Gerente financeiro
Scania Group
Lindnei Carlos Seno Jr é Gerente Financeiro na Scania Group, onde atua há mais de 22 anos em posições de liderança nas áreas de FX, Operações Financeiras e Controle de Tesouraria. É formado em Economia pela FAAP e possui MBA em Gestão de Negócios pela FGV, com especialização em planejamento financeiro estratégico e implementação de soluções financeiras para a América Latina.
November 25th 2025
Fazer ou não fazer hedge?: eis a questão
Enquanto o Brasil enfrenta as turbulências econômicas de 2025 — com a desvalorização do real, o aumento das taxas de juros e o endurecimento das políticas fiscais — as empresas que atuam no país enfrentam o desafio de gerenciar riscos financeiros. Mas fazer hedge no Brasil está longe de ser tarefa simples. O real é uma moeda não conversível, limitando o acesso a instrumentos tradicionais de câmbio e aumentando a dependência de NDFs caros ou de soluções de hedge offshore. Aliado a isso, rigorosos controles regulatórios sobre fluxos de capital e derivativos dificultam a gestão de risco. Com altos custos de hedging impulsionados por spreads voláteis e políticas intervencionistas, as empresas devem ponderar com cuidado a compensação entre proteção financeira e acessibilidade. Essa sessão explorará se o hedging é uma necessidade ou um ônus desnecessário, oferecendo percepções práticas sobre como lidar com riscos cambiais, flutuações das taxas de juros e cenário regulatório do Brasil em um ambiente econômico cada vez mais incerto.
Lizianne Consentino
Treasury manager
Volkswagen do BrasilX

Lizianne Consentino
Treasury manager
Volkswagen do BrasilLizianne Cosentino Metello de Castro é Gerente de Tesouraria da Volkswagen do Brasil, onde lidera as operações de tesouraria com foco em eficiência, inovação e gestão de riscos e liquidez. Também está à frente do Regional Treasury Center para a América do Sul, apoiando as empresas do Grupo Volkswagen em toda a região. Com mais de 15 anos de experiência em multinacionais de diferentes setores, construiu uma carreira sólida em finanças corporativas, mercados de capitais e liderança estratégica.
November 25th 2025André Giacometti
Executive treasury manager
SuzanoX

André Giacometti
Executive treasury manager
SuzanoNovember 25th 2025Bruno Nespoli Damasceno
Leader of the treasury and risk technical committee
IBEF SPX

Bruno Nespoli Damasceno
Leader of the treasury and risk technical committee
IBEF SPNovember 25th 2025
Intervalo
Pix, Drex e o avanço das stablecoins: o futuro dos pagamentos digitais no Brasil
Enquanto o Brasil lidera uma revolução em finanças digitais, os tesoureiros corporativos enfrentam um cenário de pagamentos em rápida evolução. O Pix continua a se expandir com recursos como o Pix Automático, enquanto o Drex — a moeda digital do Banco Central — e o crescente uso de stablecoins estão redefinindo liquidez, liquidação e transações internacionais. Esta sessão explora como essas inovações estão transformando as operações de tesouraria, da automação e eficiência de caixa à conformidade e interoperabilidade. Quais oportunidades e desafios aguardam as empresas à medida que o Brasil avança rumo a um ecossistema financeiro tokenizado e em tempo real?
Carlos Russo
Director
ABTokenX

Carlos Russo
Director
ABTokenCarlos Russo é empreendedor de fintech há quase 10 anos e também é Diretor da ABToken, associação empresarial que representa mais de 100 provedores de serviços de ativos virtuais no Brasil. Com profundo conhecimento em stablecoins, mercados de câmbio e financiamento comercial, Carlos assessora empresas, bancos, facilitadores de pagamento e provedores de serviços de ativos virtuais a orquestrar transações globais eficientes e em conformidade com as normas, utilizando blockchain e stablecoins.
November 25th 2025Fabio Araujo
Economista
Banco Central do BrasilX

Fabio Araujo
Economista
Banco Central do BrasilFabio Araújo é engenheiro de telecomunicações, doutor em economia e trabalha no Banco Central do Brasil (BCB) desde 1998. No início de sua carreira no BCB, participou da implementação do regime de metas de inflação no Brasil e, posteriormente, dedicou-se à assessoria na condução da política monetária. Mais recentemente, Fabio chefiou a Assessoria Econômica do Governador e atualmente coordena os trabalhos para a futura implementação do DREX – a versão digital do Real brasileiro.
November 25th 2025Daniel Mangabeira
Vice-presidente de estratégia e políticas para o Brasil e a América Latina
Circle
X

Daniel Mangabeira
Vice-presidente de estratégia e políticas para o Brasil e a América Latina
Circle
Daniel Mangabeira é Vice-Presidente de Estratégia e Políticas para o Brasil e a América Latina na Circle, emissora da moeda digital regulamentada USDC. Ele liderou iniciativas de políticas públicas para a América Latina na Binance e na Uber, e foi Head Global de Relações Governamentais na Bitso.Em 2022 e 2023, Mangabeira foi nomeado pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.
Ele é doutor em Direito Internacional pela USP, possui mestrado em Relações Internacionais pela UnB e mestrado em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
November 25th 2025
Gerenciamento de liquidez em um ambiente de juros altos e inflação elevada
Com a expectativa de que as taxas de juros ultrapassem 15% e a inflação supere a meta do Banco Central, os tesoureiros devem assumir uma gestão estratégica de liquidez para enfrentar um cenário financeiro volátil. A inflação persistente nos EUA e na Europa vem mantendo as taxas de juros elevadas, influenciando os fluxos de capital e afetando a economia brasileira por meio de flutuações cambiais e desequilíbrios comerciais. Nessa sessão, conheceremos as melhores estratégias para os tesoureiros corporativos preservarem a liquidez, mitigarem os riscos e otimizarem os retornos diante de condições financeiras rigorosas. Examinamos maneiras de diversificar a exposição ao risco, explorar oportunidades de alto rendimento e nos preparar para possíveis mudanças na política monetária que podem afetar o planejamento financeiro corporativo em 2025-26 e além.
Filipe Hatori
Superintendente de tesouraria
B3 – Brasil, Bolsa, BalcãoX

Filipe Hatori
Superintendente de tesouraria
B3 – Brasil, Bolsa, BalcãoFilipe ingressou na B3 em 2009 como Gerente de Tesouraria e, desde 2016, atua como Superintendente de Tesouraria, sendo responsável pela captação de recursos, investimentos, liquidez e estratégias de hedge, além das atividades de contas a pagar, receber e cobrança. Com mais de vinte anos de experiência em tesouraria, desenvolveu sua carreira nos setores bancário, agronegócio e telecomunicações. De 2003 a 2004, trabalhou como Analista de Risco de Crédito ao Consumidor no Unibanco. Entre 2004 e 2007, integrou a equipe de tesouraria da Perdigão e, de 2008 a 2009, atuou como Consultor Financeiro na mesa de operações da Telefônica. Filipe também ocupou o cargo de AETQ no Mercaprev (fundo de pensão da B3) de 2016 a 2019 e, desde 2023, é membro suplente do Conselho Deliberativo do IFM (Itajubá Fundo Multipatrocinado). Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
November 25th 2025Gustavo Gontijo
Diretor financeiro
GAC BrasilX

Gustavo Gontijo
Diretor financeiro
GAC BrasilGustavo Gontijo é um executivo sênior da área financeira com mais de 20 anos de experiência na indústria multinacional automotiva. Possui sólida trajetória em gestão financeira estratégica, operações de tesouraria e transformação organizacional em mercados da América do Sul. É graduado em Administração de Empresas pela UFMG, possui pós-graduação em Finanças, Controladoria e Gestão Econômica e Financeira, além de MBA em Finanças pela FGV. Também é profissional certificado em Tesouraria pelo IBEF. Durante seus 22 anos de carreira na Ford Motor Company do Brasil, Gustavo ascendeu de trainee a diretor, ocupando cargos de liderança como Tesoureiro para a América do Sul, Diretor Financeiro e AETQ do Fundo de Pensão da Ford e Diretor Geral da Ford Credit Brasil. Possui vasta experiência na liderança de equipes financeiras internacionais e no alinhamento de operações regionais com a estratégia global.
November 25th 2025Cledson Trinca
Americas Treasury Ops Manager3M
X

Cledson Trinca
Americas Treasury Ops Manager3M
Cledson Trinca atua na 3M desde 2009, com trajetória consolidada em Finanças. Hoje, como Gerente de Operações de Tesouraria para as Américas, onde lidera equipe responsável pela gestão de liquidez, investimentos e relacionamento bancário da região. Também foi membro do Conselho de Investimentos do Fundo de Pensão da 3M. Cledson é graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Finanças pela FGV e certificação internacional do IMA (Institute of Management Accountants).
November 25th 2025
Coquetel de networking
Aproveite coquetéis e canapés na recepção de networking à noite.
Fim do dia 1
Digitalização da tesouraria: como enfrentar os desafios e impulsionar a eficiência
As equipes de tesouraria estão sob crescente pressão para operar com dados em tempo real e integração perfeita, no entanto, sistemas legados fragmentados, complementos de ERP e várias conexões bancárias costumam produzir ineficiências e gargalos operacionais.
Nessa sessão iremos explorar estratégias de automação em ERPs, sistemas de gestão de tesouraria (TMS) e conectividade bancária, examinando o papel das APIs, IA e outras tecnologias na simplificação das operações de tesouraria. Abordaremos as melhores práticas para avaliar e consolidar estruturas tecnológicas de tesouraria, selecionar as ferramentas de automação corretas e definir os principais parâmetros para novas soluções. Além disso, veremos como avaliar o ROI, garantir a adesão interna e gerenciar a mudança cultural enquanto as organizações fazem a transição para funções de tesouraria mais eficientes e integradas.
Junte-se a nós para descobrir estratégias que irão melhorar a automação, aumentar a visibilidade e impulsionar a excelência operacional no departamento de tesouraria de sua empresa.
Ariel Machado
Tesoureiro
iFood
X

Ariel Machado
Tesoureiro
iFood
Ariel Mares Machado é atualmente Tesoureiro do iFood, com mais de 15 anos de experiência como executivo experiente em tesouraria e finanças nas instituições financeiras mais importantes da América Latina. Sua distinta carreira abrange ampla expertise em operações bancárias no BTG Pactual, o maior banco de investimento da América Latina, e em gestão de tesouraria corporativa e ALM no Mercado Livre, uma das maiores empresas de tecnologia da região.
November 26th 2025Ricardo Güther
Senior treasury manager
Arcos DoradosX

Ricardo Güther
Senior treasury manager
Arcos DoradosRicardo Güther é um profissional financeiro experiente, com mais de 19 anos de experiência em tesouraria e operações financeiras em grandes corporações multinacionais. Com MBA em Controladoria e Finanças pela USP Esalq, Ricardo construiu uma carreira marcada por liderança estratégica, excelência operacional e profundo conhecimento em gestão de riscos financeiros. Atualmente, atua como Gerente Sênior de Tesouraria na Arcos Dorados (franqueada máster do McDonald’s na América Latina), Ricardo lidera uma equipe que supervisiona todo o ciclo financeiro, incluindo contas a pagar e receber, administração imobiliária, seguros e operações de tesouraria. Ele liderou iniciativas em suporte ao e-commerce, planejamento de liquidez e emissão de dívida. Seus cargos anteriores incluem Gerente de Tesouraria para a América Latina na General Mills, Baxter, CHS Agronegócio, BASF e Itaú. Ricardo ocupou diversos cargos de liderança em crédito, cobrança e tesouraria, impulsionando consistentemente melhorias na gestão de fluxo de caixa, controle de riscos e relatórios financeiros. Ricardo é conhecido por sua mentalidade analítica, abordagem prática à estratégia financeira e capacidade de liderar equipes multifuncionais em transformações complexas.
November 26th 2025Carolina D’Avola
Brazil Payments Head
J.P. MorganX

Carolina D’Avola
Brazil Payments Head
J.P. MorganCarolina é uma especialista financeira experiente, com mais de 20 anos de experiência em produtos e serviços financeiros. Ela atua como Diretora Executiva na divisão de Pagamentos do J.P. Morgan Corporate & Investment Bank. Carolina ingressou na equipe de Gestão de Pagamentos em junho de 2022 como Chefe de Vendas de Pagamentos para Empresas no Brasil e, posteriormente, foi promovida a Chefe de Pagamentos no Brasil em agosto de 2024.
Sua carreira no setor financeiro começou em 2004 no Santander Brasil, onde trabalhou na equipe de Mercados, especializando-se em Estruturação e Vendas de Derivativos FICC. Em 2011, foi transferida para a equipe de Vendas Corporativas Internacionais do Itaú BBA em Londres e, em 2013, mudou-se para o escritório de Nova York, com foco na venda de produtos da América Latina para multinacionais americanas.
Em 2018, Carolina retornou ao Santander Brasil como Head de Multinacionais (Américas e Ásia) na equipe do Global Corporate Bank, de onde foi convidada a se juntar ao J.P. Morgan.
É formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Finanças pela NYU Stern.
November 26th 2025Juliana Lima
Gerente de tesouraria das Américas
SolvayX

Juliana Lima
Gerente de tesouraria das Américas
SolvayMais de 15 anos de experiência em Finanças em empresas multinacionais, em diferentes segmentos (Indústria Química, Bens de Consumo e Construção Civil), com experiência internacional como parceiro de negócios financeiro para países da América Latina. Nos últimos 5 anos, trabalha como Gerente de Tesouraria para as Américas no Grupo Solvay. “Acredito que as pessoas são o principal motor para levar as empresas a um novo patamar, desafiando-nos com novas metas. Sou entusiasta da transformação digital e da estratégia de negócios”.
November 26th 2025
Dinheiro sem fronteiras: como enfrentar os desafios da tesouraria na América Latina e outros mercados
A gestão de caixa transfronteiriça na América Latina está longe de ser simples: é um quebra-cabeça de alto risco de oscilações cambiais, controles de capital, taxas bancárias elevadas e regulamentos em constante mudança.
Nessa sessão iremos debater estratégias práticas para otimizar a liquidez, mitigar os riscos de câmbio e garantir movimentos eficientes de recursos em toda a região. Os principais assuntos incluem movimentação de moedas não conversíveis, alavancamento de estruturas de tesouraria com eficiência fiscal, implementação de cash pooling regional e adoção de tecnologia para visibilidade de caixa em tempo real. Além disso, falaremos do papel dos centros regionais de tesouraria, estruturas de empréstimos interempresariais e soluções de fintech para a superar barreiras financeiras. Examinaremos também o papel emergente dos sistemas de pagamento em tempo real, seu impacto na gestão de caixa e o potencial de maior interconectividade entre países.
Junte-se a nós para obter insights práticos sobre os melhores modelos de tesouraria para simplificar as operações e gerenciar o caixa transfronteiriço no ambiente desafiador da América Latina.
Marcelo Charifker
Treasury cluster lead Latin America
ABBX

Marcelo Charifker
Treasury cluster lead Latin America
ABBSr Marcelo é Bacharel em Engenharia Civil pela UFPE, Bacharel em Administração de Empresas pela FCAP/UPE, possui MBA em Finanças e Economia pela New York University/Stern School of Business, é CFA Charterholder pelo CFA Institute. Jornada profissional iniciou na Brahma/Ambev, com sólida carreira na Nokia, onde atuou nos EUA, na Europa e no Brasil, e mais recentemente na ABB, atualmente ocupando a posição de Treasury Cluster Lead para América Latina.
November 26th 2025Andre Bertolin
CFO Latin America
BoschX

Andre Bertolin
CFO Latin America
BoschNovember 26th 2025Eduardo Pera
Latin America Head of Payments Rails, Payments
J.P. MorganX

Eduardo Pera
Latin America Head of Payments Rails, Payments
J.P. MorganEduardo ingressou no J.P. Morgan em 2008, como Gerente de Produtos de Cash Management. Em 2016, foi promovido a Diretor de Vendas no Brasil para produtos e serviços para Instituições Financeiras, Fintechs, Seguradoras e Setor Público, sendo nomeado Head de Pagamentos no Brasil em 2021. Desde 2024, Eduardo atua na empresa como Head de Serviços de Tesouraria para a América Latina.
Iniciou sua experiência profissional no setor financeiro em 2022 na Deloitte Consulting. Em 2007, foi transferido para São Francisco para trabalhar com Instituições Financeiras.Com mais de 20 anos de experiência em produtos e serviços financeiros, Eduardo lidera a franquia em um cenário regulatório e econômico em constante evolução.
É formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui pós-graduação (MBA) em Finanças pelo Insper.November 26th 2025
Intervalo
Reforma fiscal: gestão da transição e maximização de oportunidades
A histórica reforma fiscal brasileira, que deve remodelar o complexo cenário tributário do país, apresenta desafios e oportunidades para as tesourarias corporativas. Durante a transição que ocorrerá entre 2026 e 2033, as empresas irão trabalhar em um sistema duplo em que o novo CBS (IVA federal) e o IBS (IVA estadual) substituirão gradualmente tributos existentes, como PIS, COFINS, ICMS e ISS. Esse período de coexistência traz obstáculos operacionais e de conformidade, especialmente na gestão do fluxo de caixa, cálculo tributário e relatórios financeiros. Sem mencionar as alterações no WHT e no IOF que afetam as transações internacionais e as estratégias de preços de transferência, exigindo que as equipes de tesouraria reavaliem a exposição ao risco. Porém, após a implementação integral, a reforma promete um sistema fiscal mais transparente, eficiente e favorável aos negócios, reduzindo os encargos de conformidade e promovendo um clima de investimento mais competitivo.
Junte-se a nós e conheça estratégias para que os profissionais de tesouraria se adaptem, otimizem o planejamento tributário e aproveitem os benefícios de longo prazo da estrutura fiscal em transformação do Brasil.
Thiago Rouver Stanger
Diretor de tesouraria
CieloX

Thiago Rouver Stanger
Diretor de tesouraria
CieloThiago é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e possui mestrado em Administração com especialização em Gestão de Negócios pela FIA. Thiago iniciou sua trajetória na Cielo em janeiro de 2018 e atualmente é Superintendente Executivo de Tesouraria e Produtos de Prazo. O executivo possui 21 anos de experiência profissional nas áreas de Planejamento Financeiro, Controladoria, Relações com Investidores, Tesouraria e Mesa de Produtos de Prazo, em grandes empresas como a Cielo, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Marfrig Global Foods, Cargill e Ericsson Telecomunicações – no Brasil e na Jordânia.
November 26th 2025Meily Franco
Diretora tributaria LATAM
AlstomX

Meily Franco
Diretora tributaria LATAM
AlstomMeily Franco é uma executiva tributária com ampla experiência adquirida em empresas como PwC, ContourGlobal e Alstom, com foco no mercado latino-americano. Sua sólida formação acadêmica e expertise em governança corporativa, desenvolvida como membro de conselhos fiscais em associações e empresas listadas, lhe conferem uma visão abrangente e a tornam uma referência no setor. Participa de diversas associações em Direito Tributário, Finanças e Governança Corporativa e atua como mentora para profissionais em Finanças e Tax.
November 26th 2025Mariana Carneiro Barreto
VAT tax partner
PwCX

Mariana Carneiro Barreto
VAT tax partner
PwCNovember 26th 2025
Escolha um assunto para uma discussão aprofundada com um grupo de colegas:
- Gestão de liquidez em um mundo turbulento — Estratégias para enfrentar a volatilidade do mercado e garantir resiliência financeira.
- Fazer negócios com a China: implicações para a gestão de caixa e tesouraria — Conhecer desafios regulatórios, cambiais e operacionais.
- Gestão de caixa na América Latina – Superação de controles cambiais, inflação e complexidades bancárias.
- Controlar o risco financeiro: estratégias para tesoureiros em um mundo de incertezas — Discussão de melhores práticas, ameaças emergentes e estratégias inovadoras de mitigação de risco adaptadas para os desafios atuais de tesouraria.
- Atividades bancárias internas: esta solução é adequada para sua empresa?
Almoço
Otimize seu financiamento no Brasil
Em um mercado em que o financiamento local associado à taxa CDI continua proibitivamente caro, como as empresas podem estruturar suas estratégias de financiamento para equilibrar custo, liquidez e crescimento? O BNDES é uma alternativa atraente, mas o acesso a esses recursos exige lidar com obstáculos burocráticos. Enquanto isso, a emissão nos mercados de capitais — por meio de debêntures locais ou títulos internacionais — está se tornando uma ferramenta essencial para empresas em busca de taxas mais competitivas. Além disso, empréstimos interempresariais de empresas controladoras podem oferecer soluções flexíveis de financiamento. No entanto, esses acordos devem cumprir os regulamentos de preços de transferência e controles de câmbio do Brasil para garantir a eficiência fiscal e a adesão regulatória. O factoring (desconto de duplicatas) oferece alívio imediato do fluxo de caixa, mas tem seu custo. Esse painel debaterá as soluções mais eficazes de financiamento, comparando riscos e vantagens de cada abordagem e apresentando percepções sobre como as corporações podem otimizar suas estruturas de capital em um cenário financeiro em transformação.
Pedro Carvalho da Silva
Diretor de tesouraria e financas corporativas
GOL Linhas AéreasX

Pedro Carvalho da Silva
Diretor de tesouraria e financas corporativas
GOL Linhas AéreasExecutivo com mais de 20 anos de experiência na gestão da área Financeira, com forte atuação em empresas tanto nacionais quanto multinacionais, e uma trajetória consistente em gestão estratégica de pessoas e Relações com Investidores, operações de Tesouraria, FP&A (Planejamento e Análise Financeira) e Controladoria. Operações de Mercado de Capitais de grande porte são um ponto forte de Pedro, tendo atuado em múltiplas operações de DCM (Mercado de Dívida de Capitais), IPOs e fechamento de capital (delisting)
November 26th 2025Leandro Wendt
CFO
Agrícola AlvoradaX

Leandro Wendt
CFO
Agrícola AlvoradaLeandro Wendt is CFO at Agrícola Alvorada. Finance executive with more than 20 years of experience across all financial departments, holding decision-making positions in different companies such as Nutrien, Corteva, Dow Chemical, LDC and Brasil Foods. He has extensive experience in structuring departments, implementation of governance and internal controls, having built and led high-performance teams in constantly evolving environments. Awarded as Treasurer of the Year in 2022 by IBTC and leadership over the finalist teams for the IBEF Award for two consecutive years (2021 and 2022) and over the award-wining team of CONACREDI (2023); all of them recognized institutions in Brazil.Leandro holds an MBA from Fundação Getúlio Vargas and graduated from Universidade do Vale do Itajaí with a bachelor’s in business administration.
November 26th 2025
Liderando, motivando e requalificando equipes na era da IA
À medida que a inteligência artificial começa a remodelar o setor financeiro, os líderes de tesouraria enfrentam um duplo desafio: dominar novas tecnologias enquanto conduzem suas equipes por uma profunda transformação cultural e comportamental. No Brasil, onde a competição por talentos é intensa e a transformação digital é desigual, a questão já não é apenas como atrair e reter as pessoas certas — mas como prepará-las e inspirá-las para um futuro impulsionado pela IA.
Nesta sessão, Andrea Iorio, autor de Between You and AI e uma das principais vozes sobre digitalização e liderança, explorará como os tesoureiros podem promover adaptabilidade, aprendizado contínuo e segurança psicológica em suas equipes. Como será a liderança quando as máquinas puderem analisar mais rápido que os humanos? Como construir confiança, engajamento e criatividade em um ambiente híbrido moldado pela automação e pela incerteza?
Esta discussão examina a próxima evolução da gestão de talentos — formando equipes que aprendem, evoluem e lideram lado a lado com a tecnologia.
Andrea Iorio (USA)
Expert in leadership and digital transformation
X
Andrea Iorio (USA)
Expert in leadership and digital transformation
Andrea Iorio é um dos palestrantes mais requisitados sobre Inteligência Artificial, Transformação Digital, Liderança e Foco no Cliente em todo o mundo. Ele compartilha seus pensamentos e ideias na interseção de negócios, tecnologia, filosofia e neurociência em suas mais de 100 palestras anuais para diversas empresas da Fortune 500, como Abbott, Bayer, Cargill, Dow, IBM, Roche, Syngenta, Tetrapak e outras. Ele é autor do livro “Between You and AI: Unlock the Power of Human Skills to Thrive in an AI-Driven World”, publicado pela Wiley.
Ele é colunista da MIT Technology Review Brasil, apresentador oficial do podcast da NVIDIA no Brasil, conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais e foi classificado entre os 15 principais influenciadores globais de IA no Linkedin pela Taplio.
Ele é palestrante frequente em conferências de alto nível, como o AI Summit da Informa Tech, o InsureTech Connect da Clarion Events e o Banking Transformation Summit da MoneyNext.
Ele possui mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais e de tecnologia: foi chefe do Tinder na América Latina por 5 anos e Diretor Digital da L’Oréal Brasil. É economista, formado pela Universidade Bocconi (Milão, Itália), com mestrado em Relações Internacionais pela SAIS da Johns Hopkins (Washington, DC), e atualmente é professor de MBA na Fundação Dom Cabral.
November 26th 2025
Intervalo
Cibersegurança: como se manter à frente das ameaças emergentes em um mundo digital
Tesoureiros corporativos dependem cada vez mais de plataformas digitais, automação por IA e pagamentos em tempo real. Por isso, eles são os principais alvos de ameaças cibernéticas, fraudes e engenhosos ataques de phishing. A acelerada evolução da tecnologia deepfake, comprometimento de e-mail comercial (BEC) e ransomware representa riscos substanciais para operações financeiras, segurança de dados e gestão de liquidez. Além disso, táticas de fraude por IA podem simular executivos, manipular transações e contornar tradicionais medidas de segurança. Essa sessão explorará as mais recentes ameaças cibernéticas para as equipes de tesouraria, as melhores práticas de mitigação de riscos e como as organizações podem usar IA, biometria e protocolos de segurança avançados para detectar, prevenir e responder a ataques cibernéticos antes que eles comprometam suas operações. Junte-se a nós para saber como as principais equipes de tesouraria estão fortalecendo sua resiliência cibernética, garantindo a continuidade dos negócios em um cenário cada vez mais digital e arriscado.
Leonardo Ferreira
Diretor de privacidade e segurança da informação
Digital gov.br
X

Leonardo Ferreira
Diretor de privacidade e segurança da informação
Digital gov.br
November 26th 2025Paulo Yukio Watanabe Jr
Head segurança da informação e privacidade de dados
YpêX

Paulo Yukio Watanabe Jr
Head segurança da informação e privacidade de dados
YpêProfissional com sólida trajetória de mais de 28 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Gestão de Riscos, Prevenção de Perdas, Auditoria, Compliance e Investigações.Reconhecido pela dedicação, resiliência e atenção aos detalhes, construiu uma carreira marcada pela liderança em projetos complexos, inovação e alinhamento estratégico com os objetivos corporativos.Atuou em empresas de grande porte, como Braskem, Odebrecht, Ecovias, Ambev e Boa Vista SCPC, acumulando experiência em ambientes desafiadores e multiculturais. Durante 14 anos na Ambev, exerceu a função de Chief Information Security Officer (CISO), liderando iniciativas globais e implementando programas de anticorrupção, forense digital e proteção de dados em diversos países. Na Boa Vista SCPC, atuou como Data Protection Officer (DPO), conduzindo a adequação à LGPD e à ISO 27701.Há mais de quatro anos na Ypê, é responsável por Segurança da Informação, Privacidade de Dados, Ética Comportamental, Prevenção de Perdas e Inteligência Artificial, promovendo inovação com responsabilidade e garantindo a proteção de dados em um cenário de transformação digital.Diferenciais profissionais:Visão estratégica integrada à governança corporativa e aos objetivos de negócio.Liderança de equipes multidisciplinares e gestão de crises com foco em resultados.Expertise em programas de compliance, privacidade e segurança da informação.Capacidade comprovada de gerar eficiência operacional e reduzir custos por meio de metodologias inovadoras.Propósito: impulsionar a transformação digital com ética, segurança e inovação, sempre alinhado às melhores práticas e aos valores corporativos.
November 26th 2025Pedro Nuno Trindade dos Santos
CISO
ValidX

Pedro Nuno Trindade dos Santos
CISO
ValidFacilitador da estratégia de transformação digital das organizações, contribuindo com a segurança da informação e novas abordagens de trabalho e inovação, viabilizando a criação da confiança em cyber segurança, mitigando o risco da organização e processos de negócio.
November 26th 2025
Fim da conferência
Registration Opportunities
Please submit the form and we will reach out to you with more information.
Thank you for showing interest in the event. We will reach out to you with more information on the registration process.
Download Brochure
Please submit the form and we will reach out to you with more information.
Thank you for showing interest in the event. We will reach out to you with more information on the registration process.































