Estes são tempos difíceis ... O que os tesoureiros das grandes empresas estão fazendo para tornar a companhia mais estável?

1) Adotando as tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir o risco

Adotando o tipo certo de tecnologia pode ser um dos melhores métodos para redução de custos, diminuindo as tarefas produzidas em papel e ao mesmo tempo aumentando a produtividade e o controle. Adotar tecnologia só por adotar não é a melhor solução.

2) Aumentar a visibilidade de caixa e reduzir os custos de empréstimos

Ter a estrutura de tesouraria e tecnologia certa permite que você saiba onde o dinheiro está e como movê-lo. Isto, por sua vez permite melhores decisões de investimento e de financiamento.

3) A concentração do caixa é possível: Escolha o local certo para o seu in-house bank

As empresas que estão se internacionalizando precisam encontrar jurisdições que são eficientes para centralizar os seus fundos pois com operações significativas e custos vantajosos podem ser alcançados no local certo. Escolha destinos que ofereçam as melhores condições regulatórias, estrutura de custos, capital humano e infra-estrutura bancária concentrando excesso de caixa e financiando subsidiárias em necessidade.

4) Reduzindo o número de plataformas bancárias

A gestão de caixa, cadeia de abastecimento e financiamento de comércio exterior devem, idealmente, ser integrados e alinhados em uma plataforma única. Os bancos geralmente oferecem estes serviços em silos e com plataformas proprietárias. As melhores empresas estão centralizando com inteligência.

5) Alinhamento da rentabilidade com a geração de caixa

O fluxo de caixa operacional pode revelar a verdadeira situação de uma emrpesa. Embora seja possível lucrar com fluxo de caixa negativo, quando as vendas estão em baixa e o financiamento é escasso, alinhar a rentabilidade com a geração de caixa é fundamental. Pergunte a si mesmo quais atividades devem ser priorizadas para melhorar as margens e a geração de caixa. Cadeias de abastecimento podem ser uma fonte de poupança e de crédito, alinhando os fluxos de caixa do fornecedor com o seu próprio.

6) Desbloquear dinheiro preso dentro da organização e sua cadeia de fornecedores

Tesoureiros Inovadores já não estão limitando a sua função com análises e relatórios. Em vez disso, eles estão em parceria com os departamentos de tax, estratégia e operações para oferecer suporte a outras áreas. Entender como funcionam ajuda a estes tesoureiros a descobrir lugares com caixa presa e oportunidades de redução de custos. Também permite que esses tesoureiros façam um melhor calculo dos níveis certos para controle, assim como eliminar o excesso de capital de giro.

7) Encontrar novas fontes para financiar suas necessidades de caixa

A inflação esta em alta, o custo de financiamento cada vez maior e há menos desejo dos bancos em emprestar. As empresas precisam de preservar a sua capacidade de financiamento a nível interno, assim como manter todas as alternativas de financiamento aberto.
 


Participe do evento EuroFinance em São Paulo para ouvir mais sobre estes e outros temas

Descubra o que os tesoureiros brasileiros estão fazendo para ajudar a crescer os negócios, cortar os custos e gerenciar riscos na 9ª conferencia Gerenciamento Internacional de Tesouraria, Caixa e Riscos para Empresas no Brasil.

Em apenas dois dias você vai ouvir respostas para todas as questões mais desafiadoras que os tesoureiros estão enfrentando hoje: desde financiamento a estratégias de risco, estruturas de tesouraria para apoiar o crescimento, os sistemas para implantar e os parceiros bancários que poderão ajudá-lo.

Junte-se a nós em São Paulo.

> Visite nosso site

> Veja o programa completo aqui!